Curso de Psicologia realizou ações de prevenção ao Suicídio

Curso de Psicologia da Faculdade Multivix unidade de Serra realizou ações de prevenção ao Suicídio.

O mês de setembro é o mês de prevenção ao suicido, a Faculdade Multivix unidade de Serra realizou o ciclo de palestras sobre a interface da Psiquiatria e da Psicologia nas estratégias de intervenção e prevenção ao suicídio. Os alunos levaram informações aos demais alunos da faculdade e também tivemos a presença de palestrantes médicos psiquiatras psicólogos, representantes do CVV na qual contribuíram de forma enriquecedora com a temática do evento. Os alunos distribuíram material informativo com telefones dos Centros de Valorização da Vida e lacinhos amarelos.
Além do ciclo de palestras o curso de Psicologia também realizou uma ação de informação sobre prevenção ao suicídio durante o Dia D do Detran, evento realizado pelo Governo do Estado no parque da Cidade em Laranjeiras.

“Segundo o estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), 804 mil pessoas cometem suicídio todos os anos – taxa de 11,4 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes. De acordo com a agência das Nações Unidas, 75% dos casos envolvem pessoas de países onde a renda é considerada baixa ou média. O Brasil é o oitavo país em número de suicídios.

O suicídio como um problema grave de saúde pública, requer a nossa atenção, mas, infelizmente, a sua prevenção e controle não são tarefas fáceis. A investigação atual da OMS indica que a prevenção do suicídio, embora possível, envolve toda uma série de atividades, que vão desde o proporcionar as melhores condições possíveis para criar as nossas crianças e adolescentes, passando pelo tratamento eficaz dos transtornos mentais, até ao controle ambiental de fatores de risco. A apropriada disseminação de informação e a consciencialização são elementos essenciais para o sucesso dos programas de prevenção do suicídio”.

Tags: , , ,